quarta-feira, 10 agosto, 2022

Autocuidado

InícioConteúdoAutocuidado

Autocuidado

Até recentemente trabalhei no postinho aqui do Vale do Capão. É uma unidade de saúde vinculada ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do Governo Federal (SUS), o qual assume grande parte dos custos do posto.

Este programa tem como parte de sua atividade a educação para a saúde. Por isso, antes da pandemia costumávamos fazer diversas atividades educativas, coisa que nos enchia de satisfação. Agora a turma está tentando recomeçar a assumir as atividades normais… mas ocorrem algumas situações que dificultam esta ação.

Uma delas é que nem todos perceberam que a pandemia de covid-19 ainda não acabou. O São João aqui em Palmeiras foi animado como sempre, mas infelizmente o clima afetou a memória e foi um fuzuê e gente sem máscara. Descuramos o cuidado! Então depois das festas a quantidade de infectados por esta virose cresceu muito. E aí o atendimento de outras questões (inclusive aquelas educativas) se vê comprometido.

Isto é uma algo que me preocupa, pois a ESF é um instrumento excelente para nós todos, enquanto cidadãos, aprendermos a nos cuidar de nós mesmos. Talvez você não saiba que em torno de 70% dos nossos problemas decorrem de nosso estilo de vida e mais de 80% das consultas nos postos de saúde tratam de problemas que poderiam ter sido resolvidos em casa, pela própria pessoa. Por causa disso, os postos e hospitais estão sobrecarregados e tantas pessoas com problemas sérios amargam nas filas.

Pedimos mais hospitais e, em pouco tempo eles ficam sobrecarregados. Pedimos mais hospitais…

Nossos avós sabiam de métodos simples para resolver a maior parte dos problemas de saúde que os afligiam. Sabiam de uma planta, de um escalda pé etc. Nós, o povo, carecemos de voltar a saber algumas dessas coisas. Deixemos para o serviço de saúde os momentos em que nosso saber não seja suficiente.

Nós, o povo, precisamos (com urgência) reduzir (pelo menos) a nossa dependência ao sistema de saúde (público ou privado).

Urge que nós, o povo, reduzamos a nossa dependência, e a crença de que nossa saúde e a direção de nossa vida esteja em mãos de médicos (e demais pessoal e serviços de saúde), ou de políticos, ou de grandes líderes de qualquer área.

Nós, o povo, devemos, sem extremismos, parar de crer que alguém lá fora salvará nossa vida (sem negar que há ocasiões em que é assim como em, por exemplo graves acidentes com lesões sérias), parar de acreditar que um alguém salvará o Brasil, salvará a nossa cidade, ou estado, e conduzirá nossas vidas.

Beijos no coração!

close
Áureo Augusto
Áureo Augusto
(Foto de Mariane Riani) AUREO AUGUSTO Caribé de Azevedo, soteropolitano, nascido em jan/1953, é médico, artista plástico e escritor. Escreve e dá cursos e palestras sobre medicina, história, filosofia, autoconhecimento, política, crônicas, contos e poemas. Reside e trabalha no Vale do Capão, Palmeiras-Ba, onde atua em clínica particular. Na Unidade de Saúde da Família local viveu a que considera sua mais bela experiência profissional, em um trabalho com atividades educativas, psicossomática, terapêuticas naturais, com foco na saúde e na felicidade. • Título de cidadão benemérito de Palmeiras concedido pela Câmara de Vereadores (Resolução n° 41 de 26/9/97). • Homenageado como Pioneiro nas Práticas Integrativas e Complementares no I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (UNIVASF, UFBa, UNEB, UFRN, UPE, UFPE, UFPB, UFCe, FA-SA), Juazeiro-Ba, 2 de junho de 2013. • Comendador da Ordem do Mérito Médico do Brasil, concedido pelo Ministério da Saúde (2017).
- anúncio patrocinado -

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

Simba

O cão éo melhor amigo do homem ! Simbao marujode aventuras incontáveis… Parceiro adestradoa plateia o reverenciaextasiada ! Por quem os sinos dobram !Pelo sol que nasce...

O legado

somos uma colcha de retalhoslembranças costuradas amiúdememórias do passado sons e cheiros familiarespredileções por certas coisasaversões por outras… somos esse coroláriocomo um livro que se escreve...
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -