sábado, 16 janeiro, 2021
26.5 C
Caeté-Açu
- publicidade -

Hortelã – A Erva Aromática da Amizade

Início Vozes do Vale Hortelã - A Erva Aromática da Amizade

Hortelã – A Erva Aromática da Amizade

Olá! Bem vindos à CozinhAmor: a coluna de receitas e culinária do Portal do Vale do Capão

Eu sou Sabina chef do Natural Bistrô, um restaurante vegetariano e vegano do Vale do Capão e estou aqui porque quero compartilhar com vocês receitas, pensamentos, reflexões, anedotas sobre a cozinha, a culinária e os ingredientes dela. Além disso vou convidar outros cozinheiros de outros restaurantes aqui do vale, para eles compartilharem as receitas deles. Então continue me seguindo. Se inscreva no canal do Portal do Vale do Capão no YouTube e no meu, Sabina Galletto.

Hoje quero falar sobre uma erva aromática maravilhosa, o hortelã.

Existem vários tipos de hortelã. Tantos que os antigos diziam que conhecer todos era impossível tanto quanto contar as centelhas que saem do Vulcão Etna. Existe o hortelã de cozinha, hortelã miúda, hortelã graúda, hortelã pimenta entre outras…

A hortelã é uma erva aromática muito versátil, ela pode temperar tanto pratos doces como salgados.

Ela é muito usada na culinária árabe para cozinhar verduras, legumes e carnes também. O famoso tabule libanês é temperado com muita hortelã.

Eu pessoalmente adoro utilizá-la em saladas pois gosto do frescor que ela dá. Também uso muito nos sucos especialmente nos sucos de abacaxi, de morango e fruto verde e acho que ela combina muito bem com berinjela mas sobretudo abobrinha. O casamento dos sabores da abobrinha e hortelã é perfeito na minha opinião. Utilizo também em doces, quando preparo bolos ou mousse de limão pois dá aquele toque de frescor.

O chá dela é incrível com vários benefícios para a saúde e muito gostoso. Ele é bem típico nos países árabes. É um símbolo de hospitalidade. Por isso, em cada casa que você entra  te oferecem um chá de hortelã.

O hortelã tem muitas propriedades benéficas para o nosso organismo: ela é digestiva, antiespasmódica, expectorante e um vermífugo muito potente.

O hortelã é símbolo de amizade, amor e hospitalidade.

Sobre o hortelã existem muitas lendas e essa erva aparece em vários contos árabes, como por exemplo, no livro Mil e uma Noites.

Hoje quero compartilhar com vocês duas lendas da mitologia grega:

O deus Plutão era apaixonado por uma deusa muito bela chamada Minthe – e resolveu transformá-la em hortelã para escapar da raiva da esposa Perséfone, para lá de ciumenta. O mito ainda conta que Plutão sentia o cheiro doce que a ninfa exalava ao passear pelos jardins, mostrando que ainda a amava.

Conta-se que Zeus e Hermes em suas andanças pela Terra, foram acolhidos para comer na casa de um casal humilde que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebê-los. Os deuses então transformaram a casa humilde deles em um palácio farto por isso que a planta adquiriu este símbolo de hospitalidade, amor e amizade.

Siga o Natural Bistrô nas redes sociais:

Sabina Galletto
Sabina Galletto
Sou cozinheira do Natural Bistrô, restaurante vegetariano e vegano do Vale do Capão.  A cozinha sempre foi a minha paixão, comecei cozinhar muito jovem junto com minha avó e minha mãe, preparando Ravioli, gnocchi e vários outros pratos. Há 6 anos comecei pesquisar o mundo vegano. Acredito que comer é um ato político, também, por isso acho importante a gente cuidar daquilo que a gente compra e daquilo que a gente come. A comida pelo nosso corpo pode ser medicina, pode nos ajudar a viver saudáveis sem perder o prazer do sabor. "A gente é o que a gente come" Ippocrate falava isso e eu acredito. Acredito que é importante cozinhar só com ingredientes orgânicos, por isso estou cultivando uma horta para poder cozinhar sempre com alimentos frescos e saudáveis.
- anúncio -
Slider

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Mais da Coluna

Receita Tabule Libanês

Aprenda a fazer duas versões diferentes do Tabule Libanês

Flores Comestíveis – parte 2

Aprenda a utilizar flores da culinária com Sabina Galletto do restaurante Natrual Bistrô

Flores Comestíveis

Neste vídeo vamos passear no mundo das flores, vou apresentando para vocês 4 flores comestíveis, que além de ser muito gostosas são também medicinais.
- anúncio -
Slider

Veja Também

Coletivo Músicos do Capão

Profissionais da música que trabalham e acreditam no desenvolvimento cultural e artístico da comunidade

Comece seu Ano com Renovação

A renovação pode ser um processo físico ou emocional, o importante é atentar-se para sua necessidade constante e, então permitir a vinda do que há de novo! Vamos praticar?

O Ano é Novo, e os seus hábitos são? Não espere a virada do ano para mudar algo que pode ser mudado hoje!

Todo fim de ano temos a tendência em fazermos em nossas mentes uma retrospectiva (se você acompanha o sistema midiático pode perceber que o mesmo reforça ainda mais as expectativas das grandes massas, porém de forma não muito construtiva, digamos em termos mais brandos…)

Mais do Vale

Village do Capão

A casa de temporada Village do Capão recebe confortavelmente até 10 pessoas. Oferece mobília completa, churrasqueira e todos os utensílios necessários para cozinhar e...

Comida Caseira e Café da Manhã da Dona Si

Prato Feito, escondidinho de aipim e café da manhã

Brilho do Cristal

Escola Comunitária

Consultora Natura Lili Barbedo

Consultora Natura no Vale do Capão

- em destaque -

Chalé Encantado para 2 pessoas na Rua da Harmonia

Chalé para 2 pessoas na rua da Harmonia. Aluguel por temporada no Vale do Capão

Casa Açaí para 8 pessoas no Riacho do Ouro

Casa com 3 Quartos - estadia máxima 30 dias

Coletivo Músicos do Capão

Profissionais da música que trabalham e acreditam no desenvolvimento cultural e artístico da comunidade