sexta-feira, 29 março, 2024

Hortelã – A Erva Aromática da Amizade

InícioVozes do ValeHortelã - A Erva Aromática da Amizade

Hortelã – A Erva Aromática da Amizade

Olá! Bem vindos à CozinhAmor: a coluna de receitas e culinária do Portal do Vale do Capão

Eu sou Sabina chef do Natural Bistrô, um restaurante vegetariano e vegano do Vale do Capão e estou aqui porque quero compartilhar com vocês receitas, pensamentos, reflexões, anedotas sobre a cozinha, a culinária e os ingredientes dela. Além disso vou convidar outros cozinheiros de outros restaurantes aqui do vale, para eles compartilharem as receitas deles. Então continue me seguindo. Se inscreva no canal do Portal do Vale do Capão no YouTube e no meu, Sabina Galletto.

Hoje quero falar sobre uma erva aromática maravilhosa, o hortelã.

Existem vários tipos de hortelã. Tantos que os antigos diziam que conhecer todos era impossível tanto quanto contar as centelhas que saem do Vulcão Etna. Existe o hortelã de cozinha, hortelã miúda, hortelã graúda, hortelã pimenta entre outras…

A hortelã é uma erva aromática muito versátil, ela pode temperar tanto pratos doces como salgados.

Ela é muito usada na culinária árabe para cozinhar verduras, legumes e carnes também. O famoso tabule libanês é temperado com muita hortelã.

Eu pessoalmente adoro utilizá-la em saladas pois gosto do frescor que ela dá. Também uso muito nos sucos especialmente nos sucos de abacaxi, de morango e fruto verde e acho que ela combina muito bem com berinjela mas sobretudo abobrinha. O casamento dos sabores da abobrinha e hortelã é perfeito na minha opinião. Utilizo também em doces, quando preparo bolos ou mousse de limão pois dá aquele toque de frescor.

O chá dela é incrível com vários benefícios para a saúde e muito gostoso. Ele é bem típico nos países árabes. É um símbolo de hospitalidade. Por isso, em cada casa que você entra  te oferecem um chá de hortelã.

O hortelã tem muitas propriedades benéficas para o nosso organismo: ela é digestiva, antiespasmódica, expectorante e um vermífugo muito potente.

O hortelã é símbolo de amizade, amor e hospitalidade.

Sobre o hortelã existem muitas lendas e essa erva aparece em vários contos árabes, como por exemplo, no livro Mil e uma Noites.

Hoje quero compartilhar com vocês duas lendas da mitologia grega:

O deus Plutão era apaixonado por uma deusa muito bela chamada Minthe – e resolveu transformá-la em hortelã para escapar da raiva da esposa Perséfone, para lá de ciumenta. O mito ainda conta que Plutão sentia o cheiro doce que a ninfa exalava ao passear pelos jardins, mostrando que ainda a amava.

Conta-se que Zeus e Hermes em suas andanças pela Terra, foram acolhidos para comer na casa de um casal humilde que forraram a mesa com hortelãs para melhor recebê-los. Os deuses então transformaram a casa humilde deles em um palácio farto por isso que a planta adquiriu este símbolo de hospitalidade, amor e amizade.

Siga o Natural Bistrô nas redes sociais:

Sabina Galletto
Sabina Galletto
Sou cozinheira do Natural Bistrô, restaurante vegetariano e vegano do Vale do Capão.  A cozinha sempre foi a minha paixão, comecei cozinhar muito jovem junto com minha avó e minha mãe, preparando Ravioli, gnocchi e vários outros pratos. Há 6 anos comecei pesquisar o mundo vegano. Acredito que comer é um ato político, também, por isso acho importante a gente cuidar daquilo que a gente compra e daquilo que a gente come. A comida pelo nosso corpo pode ser medicina, pode nos ajudar a viver saudáveis sem perder o prazer do sabor. "A gente é o que a gente come" Ippocrate falava isso e eu acredito. Acredito que é importante cozinhar só com ingredientes orgânicos, por isso estou cultivando uma horta para poder cozinhar sempre com alimentos frescos e saudáveis.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Visitando os produtores do Capão – ...

Nos próximos vídeos Sabina mostra para vocês algumas hortas e produtores daqui do vale, que produzem alimentos de forma orgânica e com muito amor.

Peixinho da Horta

Hoje a chef do “Natural Bistrô”, Sabina Galletto, fala um pouco sobre o “PEIXINHO DA HORTA”. O PEIXINHO é uma PANC (planta alimentícia não convencional) e além de ser muito gostosa é também muito nutritiva e saudável.

Receita de Caponata de Berinjela

Hoje na Coluna “Vozes do Vale” trazemos mais um episódio da “CozinhAmor” com Sabina Galetto. Confira esta receita super simples de fazer e muito saborosa!

Veja Também

- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -