domingo, 3 março, 2024

Respire! Ação! Tem solução

InícioVozes do ValeRespire! Ação! Tem solução

Respire! Ação! Tem solução

Alegrias!

Hoje venho aqui falar com relação ao óleo de cozinha usado para frituras, pois bem, ele é altamente contaminante ao meio ambiente quando descartado de forma errônea, podendo poluir as águas, o solo e até a atmosfera, logo, NÃO pode ser jogado pelo ralo da pia, no vaso sanitário, na terra, nem misturado ao lixo comum.

Tal tipo de rejeito atrai pragas, doenças, atrapalha a passagem de água por encanamentos, polui o lençol freático; nos mares e rios impede a entrada de luz e oxigênio levando a morte de várias espécies aquáticas, interferindo na produção de oxigênio para a atmosfera terrestre. É uma infinita teia a qual fazemos parte, onde uma mínima ação individual ecoa para o Todo.

“Um litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água, o que é aproximadamente consumido por uma pessoa em quatorze anos” Mas e agora? O que fazer com esse óleo usado? Eu amo a natureza…

Respire! Ação! Tem solução (na verdade soluções), tanto para consumo doméstico assim como para comerciantes de alimentos em pequena ou grande escala que fazem frituras.

A solução é Reutilizar, é Reciclar. Neste caso do óleo pode ser usado na fabricação de sabão, biodiesel, tintas e outros produtos.

A dica do Coletivo Capão no Reutiliza Comunidade é que o óleo de fritura precisará ser armazenado em uma garrafa plástica bem fechada e então é só entrar em contato com as queridas Dani e Mara que produzem de forma artesanal o maravilhoso Sabão Damão, valorizando assim a sustentabilidade local e dando um correto encaminhamento ao que seria um grande problema.

Já imaginou: além de contribuir positivamente com o ecossistema e ainda incentivar projetos de nossa comunidade?!

Simples, não é?! Vamos junt♡s fazer a boa diferença!

A vida pede socorro! Vocês percebem?

Um pouco sobre o Sabão DaMão contado por Mara e Dani, idealizadoras e parceiras neste Projeto

O Sabão DaMão surgiu em 2018, quando Mara e Dani finalizando a Faculdade de Ciências da Natureza, inspiradas pela disciplina de Tecnologia Sociais, ali cursada, na qual produziram sabão e lhes remeteram a uma cultura antiga aqui do Vale do Capão, na qual seus ancestrais tinham está pratica, então juntas resolveram resgatar a fabricação de sabão caseiro a partir do óleo de fritura e plantas do quintal, pautadas no amor e cuidado com o meio ambiente. Os experimentos iniciaram com sucesso e alegria, tendo como pilar a economia solidária, acessibilidade do produto para toda comunidade e o resgate cultural.

“Todo sabão é um trabalho de amor” (Dani)

Gratidão a atenção.

Escrito por Lú Lavigne, participante do Coletivo Capão

Coletivo Capão
Coletivo Capão
O Coletivo Capão, é um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos. O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.
- anúncio patrocinado -

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá , essas iniciativas me deixam esperançosa quanto a convivência harmônica com a natureza! Parabéns Dani e Mara pelo trabalho e à Clarissa pela divulgação!

    Obs: seria bom deixar o contato das meninas aqui!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -