quarta-feira, 17 agosto, 2022

Abertura gradual: Trilhas Liberadas apenas com Agendamento Prévio no Fim de Ano no Vale do Capão

Diante de um fim de ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, serão impostas restrições na região e trilhas só poderão acontecer mediante agendamento prévio no Vale do Capão.

InícioNotíciasAbertura gradual: Trilhas Liberadas apenas com Agendamento Prévio no Fim de Ano...

Abertura gradual: Trilhas Liberadas apenas com Agendamento Prévio no Fim de Ano no Vale do Capão

Um ano atípico para o turismo no Vale do Capão

O ano de 2020 foi diferente para diversas áreas da vida humana onde muitas atividades econômicas foram afetadas. No Vale do Capão, a partir de meados de março, notou-se a diminuição do fluxo turístico pois foi quando se deram início os cancelamentos de trilhas marcadas e quando houve o primeiro decreto estadual relacionado à restrições. No referido decreto, o governador fechou algumas rodoviárias, incluindo a da Capital Salvador, o que afetou a chegada de turistas no Vale do Capão.

Em Palmeiras não houve um decreto de fechamento nesse primeiro momento (inicio das restrições no Brasil) mas os moradores do distrito de Caeté Açu (Vale do Capão), com a representação do CGC (Conselho de Gestão Capão), decidiram criar uma barreira restritiva com autorização da Prefeitura do Município. Levando em consideração o déficit na área de saúde na região, a pouca disponibilidade de leitos de UTIs para região da Chapada e nos hospitais circunvizinhos e a possível exposição dos moradores a esse vírus. A barreira foi extinta pela Prefeitura meses depois de sua criação.

Veja Também:

O turismo e a prática de trilhas no município permaneceu proibido até inicio de dezembro mas, a partir do momento que foi aberto o Vale do Capão (extinta a barreira restritiva), meses antes da abertura do turismo, muitos turistas passaram a visitar o distrito e com isso passaram a fazer as trilhas mesmo com as restrições.

Abertura Gradual

Atualmente o Vale do Capão está aberto para visitantes com protocolos de segurança a serem seguidos como o uso de máscara, seja em estabelecimentos ou ao ar livre (como, por exemplo, na feira) e com a dica que só saia de casa ou da pousada se for necessário. No caso das trilhas, algumas estão liberadas através de agendamento e seguindo os protocolos de segurança do ICMBio, devendo ser considerados também os protocolos sugeridos pela ACV-VC (Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão). Os Parques Municipais de Palmeiras permanecem fechados até a presente data (Parque Natural Municipal do Riachinho e o Morro do Pai Inácio). Veja abaixo algumas trilhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina (no Vale do Capão) que estão liberadas para agendamento, de acordo com o ICMBio:

Atrativos autorizados dia 14 de dezembro:

  • Trilha da cachoeira da Fumaça por cima
  • Gerais do Vieira
  • Trilha Poném – Águas Claras
  • Trilha Capão – Águas Claras
  • Trilhas Rio Preto – Rodas – Ponte Velha
  • Trilha da cachoeira Purificação
  • Gerais do Vieira
  • Trilha do Poço do Gavião
  • Travessia da cachoeira da Fumaça por Baixo
  • Travessia Capão-Lençóis
  • Travessia da Cachoeira do 21

Para mais informações entre em contato pelo instagram @paloma_guia_valedocapao

Como será o Réveillon no Vale do Capão esse ano?

O final de ano tão popular e cheio de “calor humano” do Vale do Capão esse ano terá algumas restrições a fim de preservar a saúde de visitantes e comunidade. Não serão permitidas atrações musicais e os eventos terão público reduzido (máximo 30 pessoas).

DECRETA: Art. 1º. Fica Proibido a realização de eventos, festas, encontros, reuniões ou qualquer ato que gere aglomeração com mais de 30 pessoas, no período de 20 de dezembro do corrente ano a 06 de Janeiro de 2021.

Art. 2º. Fica proibida a entrada de ônibus de excursão para eventos festivos no Município de Palmeiras no período de 20 de dezembro do corrente ano ao dia 06 de janeiro de 2021.

Art. 3º. Será criada pela Administração Pública Municipal de Palmeiras uma equipe de fiscalização formada por servidores, inclusive com guardas municipais para notificar e impedir o desrespeito ao presente Decreto.

Veja o decreto completo publicado em Diário Oficial no dia 15 de dezembro de 2020

Apesar de tantas dificuldades e momentos distintos no ano de 2020 deixo a todos os seguidores desta coluna e do Portal Vale do Capão, nesta última postagem do ano, meu desejo de boas festas e muita saúde. Que 2021 seja um ano recheado de muito amor, respeito, paz e muitos bons momentos.

Que sigamos preservando a natureza e cuidando do nosso meio ambiente!

close
Paloma
Paloma
Turismóloga, mestre em desenvolvimento e meio ambiente, é condutora/guia na Chapada Diamantina, faz parte da Associação de condutores de visitantes do vale do Capão (ACV-VC). Amante da natureza desde a adolescência quando escoteira, sempre participou de diversas ações sociais e ambientais.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Chegada de 2022

Mais um ano se inicia e este réveillon foi banhado com festejo no Vale do Capão. O feriado de réveillon foi bem movimentado, tanto nas trilhas como na Vila.

Dicas de minimização de impactos

O Vale do Capão esta cada vez mais se abrindo ao turismo novamente, assim como diversos outros municípios com atrativos turísticos na Chapada Diamantina.

São João no Vale do Capão

Chegou o mês de Junho e com ele Santo Antônio, São João, São Pedro e todo Nordeste aquece o coração pra esses festejos! É tempo de fogueira, comida de milho, quadrilha e muito forró. Mesmo com tantas coisas boas como as tradições juninas do Nordeste, em 2020, devido a Pandemia, não tivemos a nossa festa de São João, como em 2021 a Pandemia ainda não acabou novamente ficaremos na saudade dos encontros regador a forró e licor.

Veja Também

Simba

O cão éo melhor amigo do homem ! Simbao marujode aventuras incontáveis… Parceiro adestradoa plateia o reverenciaextasiada ! Por quem os sinos dobram !Pelo sol que nasce...

Autocuidado

Até recentemente trabalhei no postinho aqui do Vale do Capão. É uma unidade de saúde vinculada ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do...
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -