Um ano atípico para o turismo no Vale do Capão
O ano de 2020 foi diferente para diversas áreas da vida humana onde muitas atividades econômicas foram afetadas. No Vale do Capão, a partir de meados de março, notou-se a diminuição do fluxo turístico pois foi quando se deram início os cancelamentos de trilhas marcadas e quando houve o primeiro decreto estadual relacionado à restrições. No referido decreto, o governador fechou algumas rodoviárias, incluindo a da Capital Salvador, o que afetou a chegada de turistas no Vale do Capão.
Em Palmeiras não houve um decreto de fechamento nesse primeiro momento (inicio das restrições no Brasil) mas os moradores do distrito de Caeté Açu (Vale do Capão), com a representação do CGC (Conselho de Gestão Capão), decidiram criar uma barreira restritiva com autorização da Prefeitura do Município. Levando em consideração o déficit na área de saúde na região, a pouca disponibilidade de leitos de UTIs para região da Chapada e nos hospitais circunvizinhos e a possível exposição dos moradores a esse vírus. A barreira foi extinta pela Prefeitura meses depois de sua criação.
Veja Também:
O turismo e a prática de trilhas no município permaneceu proibido até inicio de dezembro mas, a partir do momento que foi aberto o Vale do Capão (extinta a barreira restritiva), meses antes da abertura do turismo, muitos turistas passaram a visitar o distrito e com isso passaram a fazer as trilhas mesmo com as restrições.
Abertura Gradual
Atualmente o Vale do Capão está aberto para visitantes com protocolos de segurança a serem seguidos como o uso de máscara, seja em estabelecimentos ou ao ar livre (como, por exemplo, na feira) e com a dica que só saia de casa ou da pousada se for necessário. No caso das trilhas, algumas estão liberadas através de agendamento e seguindo os protocolos de segurança do ICMBio, devendo ser considerados também os protocolos sugeridos pela ACV-VC (Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão). Os Parques Municipais de Palmeiras permanecem fechados até a presente data (Parque Natural Municipal do Riachinho e o Morro do Pai Inácio). Veja abaixo algumas trilhas do Parque Nacional da Chapada Diamantina (no Vale do Capão) que estão liberadas para agendamento, de acordo com o ICMBio:
Atrativos autorizados dia 14 de dezembro:
- Trilha da cachoeira da Fumaça por cima
- Gerais do Vieira
- Trilha Poném – Águas Claras
- Trilha Capão – Águas Claras
- Trilhas Rio Preto – Rodas – Ponte Velha
- Trilha da cachoeira Purificação
- Gerais do Vieira
- Trilha do Poço do Gavião
- Travessia da cachoeira da Fumaça por Baixo
- Travessia Capão-Lençóis
- Travessia da Cachoeira do 21
Para mais informações entre em contato pelo instagram @paloma_guia_valedocapao
Como será o Réveillon no Vale do Capão esse ano?
O final de ano tão popular e cheio de “calor humano” do Vale do Capão esse ano terá algumas restrições a fim de preservar a saúde de visitantes e comunidade. Não serão permitidas atrações musicais e os eventos terão público reduzido (máximo 30 pessoas).
Apesar de tantas dificuldades e momentos distintos no ano de 2020 deixo a todos os seguidores desta coluna e do Portal Vale do Capão, nesta última postagem do ano, meu desejo de boas festas e muita saúde. Que 2021 seja um ano recheado de muito amor, respeito, paz e muitos bons momentos.