segunda-feira, 8 agosto, 2022

De gorjeios e relações

InícioVozes do ValeDe gorjeios e relações

De gorjeios e relações

Hoje, primavera inicial, o amanhecer veio com a serra envolta em nuvens como eu nos cobertores. A névoa esparramou-se leve e fria até tocar os telhados das casas… Um silêncio, mais ainda que a névoa, inda mais que o frio, ocupou cada canto, loca, buraco, sombra, espaço… nem pássaro, nem vento.

Enquanto o dia do mundo espreguiçava-se indeciso entre luz e nuvens os seres humanos alheios à vida acontecendo se ocupavam do preparo de um dia humano. Um dia repleto de ausências.

Por fim, os pássaros suplantaram com seu canto o silêncio que se ocultou sabe-se lá aonde, mas seguiu sendo o sustentáculo , a base em que se desenvolvia os sons da chuva nas telhas e dos insistentes gorjeios do pequeno povo de asas e cantos. Pergunto-me:

Quantas vezes deixei de sentir o dia nascer, e como?

O que causa em mim o circo do tempo, e quanto, quando enquanto perpetua-se a vida, efêmero, tantas vezes abandono a consciência do perene circuito do viver no mundo?

No círculo da vida, como na lona do Circo do Capão, todos os pontos extremos estão ligados ao centro. Assim, cada ato, pensamento, vontade, ou desejo, enfim cada coisa (como na lona do circo) se insere em um campo universal de relações fluidamente estabelecidas. Fluidas, porém consistentes, relações que nos definem, que são aquilo pelo qual todas as coisas existem. Sim, nós não somos seres separados, à parte, o que nos faz existir é o fato de que outras coisas existem.

Sinto em mim que quando perco o estar aqui e agora deixo um pouco de existir, e isso é uma das doenças que nos afligem.

Bjs no coração de todos!

close
Áureo Augusto
Áureo Augusto
(Foto de Mariane Riani) AUREO AUGUSTO Caribé de Azevedo, soteropolitano, nascido em jan/1953, é médico, artista plástico e escritor. Escreve e dá cursos e palestras sobre medicina, história, filosofia, autoconhecimento, política, crônicas, contos e poemas. Reside e trabalha no Vale do Capão, Palmeiras-Ba, onde atua em clínica particular. Na Unidade de Saúde da Família local viveu a que considera sua mais bela experiência profissional, em um trabalho com atividades educativas, psicossomática, terapêuticas naturais, com foco na saúde e na felicidade. • Título de cidadão benemérito de Palmeiras concedido pela Câmara de Vereadores (Resolução n° 41 de 26/9/97). • Homenageado como Pioneiro nas Práticas Integrativas e Complementares no I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (UNIVASF, UFBa, UNEB, UFRN, UPE, UFPE, UFPB, UFCe, FA-SA), Juazeiro-Ba, 2 de junho de 2013. • Comendador da Ordem do Mérito Médico do Brasil, concedido pelo Ministério da Saúde (2017).
- anúncio patrocinado -

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Uma terrível doença

Recentemente aqui no Vale do Capão aconteceu um fato chocante: atearam fogo num ônibus escolar.  Diversos moradores me procuraram para conversar, ou, dito melhor,...

Veja Também

Simba

O cão éo melhor amigo do homem ! Simbao marujode aventuras incontáveis… Parceiro adestradoa plateia o reverenciaextasiada ! Por quem os sinos dobram !Pelo sol que nasce...

Autocuidado

Até recentemente trabalhei no postinho aqui do Vale do Capão. É uma unidade de saúde vinculada ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do...
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -