quinta-feira, 30 junho, 2022

Dona Anita

Dona Anita

Dona Anita… Dona Anita era como um floco de algodão, uma nuvem discreta em céu azul.

Falava quase num murmúrio, falava como se estivesse contando um segredo e silenciava longamente.

Todos os anos frequentava sua lapinha. Esta é uma tradição aqui da Chapada Diamantina que não vi em outro lugar (o que não quer dizer que não tenha). O povo criava uma estrutura bastante complexa, rica de detalhes, com bonecas, carrinhos de brinquedo, e muitas outras coisas que acabavam por criar alguma dificuldade para ver o presépio, que era a razão da lapinha.

A casa dela, ali nos Brancos, é linda, com muitas portas, quase um museu do tempo do garimpo. Ainda bem que a família cuida. Ali na sala é onde ela fazia a lapinha.

Todos os anos ela só desmanchava a lapinha dela depois que eu ia lá fotografar. E sentávamos para conversar das coisas de antigamente, bem antigamente, antes do tempo antigo em que cheguei aqui.

Um dia ela contou da escola que frequentara. Salvo engano o professor recebia um dinheirinho de cada família pra alfabetizar as crianças. Então ela mostrou a sua mochila de ir à escola. Era uma caixa de madeira com umas correias. O povo de antigamente tinha que ser muito forte!

Quando penso nela, ocorrem-me imagens de coisas leves: flocos de nuvens, pedaços de algodão, sementes de serralha volitando no ar, anjos… Anjos! Ela era como um anjinho e lá está, hoje, entre eles.

Recebam o meu carinho!

close

Olá! 👋
Não perca nosso conteúdo!

Inscreva-se para receber quinzenalmente notícias e artigos do Portal Vale do Capão no seu email.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Áureo Augusto
Áureo Augusto
(Foto de Mariane Riani) AUREO AUGUSTO Caribé de Azevedo, soteropolitano, nascido em jan/1953, é médico, artista plástico e escritor. Escreve e dá cursos e palestras sobre medicina, história, filosofia, autoconhecimento, política, crônicas, contos e poemas. Reside e trabalha no Vale do Capão, Palmeiras-Ba, onde atua em clínica particular. Na Unidade de Saúde da Família local viveu a que considera sua mais bela experiência profissional, em um trabalho com atividades educativas, psicossomática, terapêuticas naturais, com foco na saúde e na felicidade. • Título de cidadão benemérito de Palmeiras concedido pela Câmara de Vereadores (Resolução n° 41 de 26/9/97). • Homenageado como Pioneiro nas Práticas Integrativas e Complementares no I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (UNIVASF, UFBa, UNEB, UFRN, UPE, UFPE, UFPB, UFCe, FA-SA), Juazeiro-Ba, 2 de junho de 2013. • Comendador da Ordem do Mérito Médico do Brasil, concedido pelo Ministério da Saúde (2017).
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -