Peço licença para lhes falar acerca do respeito, do amor, da vida, da Renovação. Expressar um pouco do meu pensar e sentir, através da escuta de vozes do Coletivo Capão a cada dia e, em especial agora, época de Natal e passagem de Ano.
Bem, são tantos passos, ora curtos ora largos, ora paradas e retomadas, nesta doce caminhada de aprendizados constantes. Vamos percebendo que é possível transformar a realidade global através da realidade local, e igualmente transformar o Todo a partir de Um, afinal eu não sou eu só, Eu sou o Mundo.
Estas Reflexões acima me fazem Repensar o Natal e o consumo consciente de diversas maneiras práticas, tais como:
- preferindo adquirir trabalhos artesanais, feitos em menor escala, com valorização da mão de obra e matéria-prima envolvidas.
- recusando ao máximo embalagens plásticas (são terríveis). Importante buscar, oferecer e sugerir envoltório para presentes que tenham serventia, que sejam Reutilizáveis, evitando produzir mais lixo.
- valorizando e incentivando o comércio local, os produtores, artesãos, trabalhadores da comunidade onde vivo, enfim, promovendo de forma simples o crescimento e fortalecimento dos que me rodeiam.
- no preparo do alimento diário e da ceia natalina buscando descascar mais e desembrulhar menos, buscando conhecer os agricultores locais. É ainda mais delicioso consumir de quem planta e colhe de maneira orgânica respeitando os recursos naturais.
São múltiplas e infindas as possibilidades de passos diários e constantes na busca de um caminhar mais consciente e amoroso.
Gratidão amores do Coletivo Capão a oportunidade de juntos estarmos!
Caso ainda não saiba sobre o Coletivo Capão, entre em contato conosco para conhecer nossas ideias e ações, aproveite e traga a suas também para juntos construirmos nossa história. Serão muito bem vind♡s a fazerem parte deste movimento!
Respire. Reflita. Repense. Recuse. Reduza. Recicle. Revolucione!
Por Lú Lavigne, participante do Coletivo Capão