quarta-feira, 10 agosto, 2022

Flores Comestíveis

InícioVozes do ValeFlores Comestíveis

Flores Comestíveis

FLORES COMESTÍVEIS

Neste vídeo vamos passear no mundo das flores, vou apresentando para vocês 4 flores comestíveis, que além de ser muito gostosas são também medicinais.

A primeira flor que quero apresentar para vocês é a:

CAPUCHINHA

A capuchinha é uma planta medicinal, também conhecida como chagas, mastruço e capuchinho, que pode ser utilizada no tratamento de infecção urinária, escorbuto e doenças na pele.

Seu nome científico é Tropaeolum majus L

As propriedades da capuchinha incluem sua ação antibiótica, expectorante, desinfetante, digestiva, anti-séptica, depurativa, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética.

As partes utilizadas da capuchinha são as suas flores, as folhas, e as sementes muito boa para fazer chás, infusões, sucos ou saladas.

A LAVANDA

A lavanda é uma planta nativa da região do mediterrâneo e seu uso é muito antigo na indústria de perfumaria, medicamentos e alimentos. Esta é a planta mais conhecida e também a mais estudada da Aromaterapia. Entre os nomes populares mais comuns temos a alfazema e lavanda. Na aromaterapia os nomes são Lavandula officinalis, Lavandula angustifólia ou Lavandula vera.

Propriedades terapêuticas: propriedades anti-inflamatória, analgésica, antidepressiva, anti reumática, antiespasmódica, cicatrizante, inseticida e tônico.

Na culinária a lavanda é utilizada na preparação de biscoitos, bolos, tortas, saladas.

COSMO

As flores do cosmo são comestíveis mas sem muito sabor, são ótima para dar cor nos sucos e para decorar os pratos deixando-o bonito. Se secar as flores pode usar no lugar do açafrão como corante natural.

TAGETE ANÃ OU CRAVO DE DEFUNTO

Esta planta é ideal para bordaduras, forrações e atrai muitas abelhas e borboletas no jardim. Além de ser linda, o cravo-de-defunto também pode servir como alimento. Seu gosto é levemente amargo e as pétalas podem ser utilizadas em saladas, sopas, molhos, bolos e pães. Um dos usos culinários é como substituta do açafrão da terra.

Conheça o restaurante vegetariano e vegano Natural Bistrô da chef Sabina Galletto.

close
Sabina Galletto
Sabina Galletto
Sou cozinheira do Natural Bistrô, restaurante vegetariano e vegano do Vale do Capão.  A cozinha sempre foi a minha paixão, comecei cozinhar muito jovem junto com minha avó e minha mãe, preparando Ravioli, gnocchi e vários outros pratos. Há 6 anos comecei pesquisar o mundo vegano. Acredito que comer é um ato político, também, por isso acho importante a gente cuidar daquilo que a gente compra e daquilo que a gente come. A comida pelo nosso corpo pode ser medicina, pode nos ajudar a viver saudáveis sem perder o prazer do sabor. "A gente é o que a gente come" Ippocrate falava isso e eu acredito. Acredito que é importante cozinhar só com ingredientes orgânicos, por isso estou cultivando uma horta para poder cozinhar sempre com alimentos frescos e saudáveis.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Visitando os produtores do Capão – ...

Nos próximos vídeos Sabina mostra para vocês algumas hortas e produtores daqui do vale, que produzem alimentos de forma orgânica e com muito amor.

Peixinho da Horta

Hoje a chef do “Natural Bistrô”, Sabina Galletto, fala um pouco sobre o “PEIXINHO DA HORTA”. O PEIXINHO é uma PANC (planta alimentícia não convencional) e além de ser muito gostosa é também muito nutritiva e saudável.

Receita de Caponata de Berinjela

Hoje na Coluna “Vozes do Vale” trazemos mais um episódio da “CozinhAmor” com Sabina Galetto. Confira esta receita super simples de fazer e muito saborosa!

Veja Também

Simba

O cão éo melhor amigo do homem ! Simbao marujode aventuras incontáveis… Parceiro adestradoa plateia o reverenciaextasiada ! Por quem os sinos dobram !Pelo sol que nasce...

Autocuidado

Até recentemente trabalhei no postinho aqui do Vale do Capão. É uma unidade de saúde vinculada ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do...
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -