quinta-feira, 21 janeiro, 2021
21 C
Caeté-Açu
- publicidade -

Flores Comestíveis

Início Vozes do Vale Flores Comestíveis

Flores Comestíveis

FLORES COMESTÍVEIS

Neste vídeo vamos passear no mundo das flores, vou apresentando para vocês 4 flores comestíveis, que além de ser muito gostosas são também medicinais.

A primeira flor que quero apresentar para vocês é a:

CAPUCHINHA

A capuchinha é uma planta medicinal, também conhecida como chagas, mastruço e capuchinho, que pode ser utilizada no tratamento de infecção urinária, escorbuto e doenças na pele.

Seu nome científico é Tropaeolum majus L

As propriedades da capuchinha incluem sua ação antibiótica, expectorante, desinfetante, digestiva, anti-séptica, depurativa, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética.

As partes utilizadas da capuchinha são as suas flores, as folhas, e as sementes muito boa para fazer chás, infusões, sucos ou saladas.

A LAVANDA

A lavanda é uma planta nativa da região do mediterrâneo e seu uso é muito antigo na indústria de perfumaria, medicamentos e alimentos. Esta é a planta mais conhecida e também a mais estudada da Aromaterapia. Entre os nomes populares mais comuns temos a alfazema e lavanda. Na aromaterapia os nomes são Lavandula officinalis, Lavandula angustifólia ou Lavandula vera.

Propriedades terapêuticas: propriedades anti-inflamatória, analgésica, antidepressiva, anti reumática, antiespasmódica, cicatrizante, inseticida e tônico.

Na culinária a lavanda é utilizada na preparação de biscoitos, bolos, tortas, saladas.

COSMO

As flores do cosmo são comestíveis mas sem muito sabor, são ótima para dar cor nos sucos e para decorar os pratos deixando-o bonito. Se secar as flores pode usar no lugar do açafrão como corante natural.

TAGETE ANÃ OU CRAVO DE DEFUNTO

Esta planta é ideal para bordaduras, forrações e atrai muitas abelhas e borboletas no jardim. Além de ser linda, o cravo-de-defunto também pode servir como alimento. Seu gosto é levemente amargo e as pétalas podem ser utilizadas em saladas, sopas, molhos, bolos e pães. Um dos usos culinários é como substituta do açafrão da terra.

Conheça o restaurante vegetariano e vegano Natural Bistrô da chef Sabina Galletto.

Sabina Galletto
Sabina Galletto
Sou cozinheira do Natural Bistrô, restaurante vegetariano e vegano do Vale do Capão.  A cozinha sempre foi a minha paixão, comecei cozinhar muito jovem junto com minha avó e minha mãe, preparando Ravioli, gnocchi e vários outros pratos. Há 6 anos comecei pesquisar o mundo vegano. Acredito que comer é um ato político, também, por isso acho importante a gente cuidar daquilo que a gente compra e daquilo que a gente come. A comida pelo nosso corpo pode ser medicina, pode nos ajudar a viver saudáveis sem perder o prazer do sabor. "A gente é o que a gente come" Ippocrate falava isso e eu acredito. Acredito que é importante cozinhar só com ingredientes orgânicos, por isso estou cultivando uma horta para poder cozinhar sempre com alimentos frescos e saudáveis.
- anúncio -
Slider

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Mais da Coluna

Receita Tabule Libanês

Aprenda a fazer duas versões diferentes do Tabule Libanês

Flores Comestíveis – parte 2

Aprenda a utilizar flores da culinária com Sabina Galletto do restaurante Natrual Bistrô

Flores Comestíveis

Neste vídeo vamos passear no mundo das flores, vou apresentando para vocês 4 flores comestíveis, que além de ser muito gostosas são também medicinais.
- anúncio -
Slider

Veja Também

Mais um Jirau retirado no Vale do Capão

No último dia 13 de janeiro um grande Jirau que estava localizado na rua do Gorgulho foi retirado por moradores, trabalhadores da atual empresa que realiza a Coleta de Resíduos sólidos no Distrito e o responsável pela Pousada Vila Flor, que encontrava-se em frente ao local onde estava a instalação.

Vênus e Saturno, Quem Governa o Ano?

Quando começou o ano de 2021, na minha observação diária de acontecimentos, fatos e expectativas, fiquei diante de perspectivas de momentos tensos e difíceis, alertados por várias correntes de opinião, correntes de pensamentos, filosóficas e espirituais.

Coletivo Músicos do Capão

Profissionais da música que trabalham e acreditam no desenvolvimento cultural e artístico da comunidade

Mais do Vale

Cristian Aguado

Terapeuta Ayurveda e Massoterapeuta

Coletivo Capão

em Ação pela Comunidade

Pousada e Camping Pouso das Bananeiras

Temos quartos individuais, para casais e quartos compartilhados que acomodam até 6 pessoas. Área de camping com banheiros coletivos e cozinha compartilhada. Faixa de Preço R$20,00...

Capão Nativo

Costura em geral, consertos e artesanato com material reciclado

- em destaque -

Fabinho do Adubo

Adubo de gado e cabra

Deusdato Gustavo

Jardinagem, marcenaria e restauração de móveis

Chalé Encantado para 2 pessoas na Rua da Harmonia

Chalé para 2 pessoas na rua da Harmonia. Aluguel por temporada no Vale do Capão

Casa Açaí para 8 pessoas no Riacho do Ouro

Casa com 3 Quartos - estadia máxima 30 dias