sexta-feira, 22 janeiro, 2021
21 C
Caeté-Açu
- publicidade -

Nós mudaremos o mundo!

Início Vozes do Vale Nós mudaremos o mundo!

Nós mudaremos o mundo!


Refletindo aqui nestes momentos sobre a mega produção de descartáveis, assim como seu consumo e descarte, e é assustadora a quantidade diária “jogada” em tantas e diversas partes.

Quando passamos a separar os resíduos que geramos, podemos perceber com maior clareza o que estamos consumindo e então buscar maneiras simples e diárias de suavizar nosso impacto na realidade local e global.

Esta reflexão se torna sobretudo mais urgente e gritante neste atual contexto pandêmico, no qual ao invés de serem lançadas e alicerçadas mudanças de pensamentos e hábitos com relação à saúde da Mãe Terra e de nós habitantes desse maravilhoso planeta, o que está sendo estabelecido é um incentivo ao descartável associado a higiene e praticidade (já imaginou quanto lixo a mais!!?)

Mais uma vez volto a me perguntar: e Eu com isso? E Você com isso?

Bem…

E se Eu levar minha sacola para fazer compras evitando ao máximo as sacolas descartáveis? E se Eu usar máscara lavável no lugar da descartável? E se Eu levar uma vasilha retornável na hora de comprar queijo, refeições, recusando tanto isopor e plástico filme? E se Eu trocar o absorvente íntimo feminino e a fralda descartável por algo saudável e ecológico? E se Eu adotar um garrafinha ou copo diminuindo o consumo de garrafas e copos descartáveis? E se Eu propor ao mercado que embala grãos e afins que passe a vender a granel com sacos de papel ou reutilizáveis (vale para o pão também)? E se Eu solicitar para quem comercializa alimentos e bebidas que por gentileza me sirva em algo que não se torne lixo? E se Eu gosto de canudinho adquirir um reutilizável? E se Eu…? (Gentileza podem acrescentar sugestões nos comentários)

Mas e se Eu fazendo tantas tentativas de Recusar e evitar os descartáveis e recicláveis mesmo assim vejo que encho uma sacola de descartáveis mensais o que faço? Será que posso Reutilizar? Ou será que preciso encaminhar para quem Recicle ou Reutilize?

Respiro e Repenso!

O que não vale é Eu jogar no jirau como se nada fosse, como se não fosse comigo e nem dá minha conta…

É imprescindível a Responsabilidade do Eu em pró do Nós!

Aparentemente são mudanças corriqueiras e de pouca notoriedade, mas com certeza são as pequenas mudanças que fazem grandes diferenças. Sei igualmente que é um passo por vez nesta constante caminhada.

Há um vasto oceano de infinitas possibilidades para atuarmos amorosamente e respeitosamente para com o Planeta Terra.

Afinal neste Mundo a mudança só é possível a partir da de cada Um.

Eu mudo!

Você muda!

Nós mudaremos o mundo!

(E de todo coração desejo que mudemos para melhor)

Gratidão a oportunidade de estarmos juntos aqui no Vale do Capão!

Entre em contato conosco, Coletivo Capão, será uma alegria!

Escrito por Lú Lavigne, assistente social, participante do Coletivo Capão.

Coletivo Capão
Coletivo Capão
O Coletivo Capão, é um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos. O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.
- anúncio -
Slider

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Mais da Coluna

O Ano é Novo, e os seus hábitos são? Não espere a virada do ano para mudar algo que pode ser mudado hoje!

Todo fim de ano temos a tendência em fazermos em nossas mentes uma retrospectiva (se você acompanha o sistema midiático pode perceber que o mesmo reforça ainda mais as expectativas das grandes massas, porém de forma não muito construtiva, digamos em termos mais brandos…)

…eu não sou eu só … Reflexões Natalinas

Peço licença para lhes falar acerca do respeito, do amor, da vida, da Renovação. Expressar um pouco do meu pensar e sentir, através da escuta de vozes do Coletivo Capão a cada dia e, em especial agora, época de Natal e passagem de Ano.

Conheça o mais novo movimento do Coletivo Capão:  “Reutiliza Comunidade”

Em nosso primeiro artigo nesta coluna apresentamos o Coletivo Capão e a Política dos 5Rs, ponto de partida para os movimentos deste grupo, que visa sensibilizar a comunidade sobre a redução da geração de lixo, assim como apresentar a Comunidade alternativas mais responsáveis e sustentáveis para com os resíduos sólidos.
- anúncio -
Slider

Veja Também

Mais um Jirau retirado no Vale do Capão

No último dia 13 de janeiro um grande Jirau que estava localizado na rua do Gorgulho foi retirado por moradores, trabalhadores da atual empresa que realiza a Coleta de Resíduos sólidos no Distrito e o responsável pela Pousada Vila Flor, que encontrava-se em frente ao local onde estava a instalação.

Vênus e Saturno, Quem Governa o Ano?

Quando começou o ano de 2021, na minha observação diária de acontecimentos, fatos e expectativas, fiquei diante de perspectivas de momentos tensos e difíceis, alertados por várias correntes de opinião, correntes de pensamentos, filosóficas e espirituais.

Coletivo Músicos do Capão

Profissionais da música que trabalham e acreditam no desenvolvimento cultural e artístico da comunidade

Mais do Vale

Capão Tec

Manutenção em computadores e notebooks

Cristian Aguado

Terapeuta Ayurveda e Massoterapeuta

Florestal Ecoturismo

Ambiente aconchegante e arborizado

Begoña Cruz

Dança e Circo

- em destaque -

Fabinho do Adubo

Adubo de gado e cabra

Deusdato Gustavo

Jardinagem, marcenaria e restauração de móveis

Chalé Encantado para 2 pessoas na Rua da Harmonia

Chalé para 2 pessoas na rua da Harmonia. Aluguel por temporada no Vale do Capão

Casa Açaí para 8 pessoas no Riacho do Ouro

Casa com 3 Quartos - estadia máxima 30 dias