quarta-feira, 17 agosto, 2022

Nós mudaremos o mundo!

InícioVozes do ValeNós mudaremos o mundo!

Nós mudaremos o mundo!


Refletindo aqui nestes momentos sobre a mega produção de descartáveis, assim como seu consumo e descarte, e é assustadora a quantidade diária “jogada” em tantas e diversas partes.

Quando passamos a separar os resíduos que geramos, podemos perceber com maior clareza o que estamos consumindo e então buscar maneiras simples e diárias de suavizar nosso impacto na realidade local e global.

Esta reflexão se torna sobretudo mais urgente e gritante neste atual contexto pandêmico, no qual ao invés de serem lançadas e alicerçadas mudanças de pensamentos e hábitos com relação à saúde da Mãe Terra e de nós habitantes desse maravilhoso planeta, o que está sendo estabelecido é um incentivo ao descartável associado a higiene e praticidade (já imaginou quanto lixo a mais!!?)

Mais uma vez volto a me perguntar: e Eu com isso? E Você com isso?

Bem…

E se Eu levar minha sacola para fazer compras evitando ao máximo as sacolas descartáveis? E se Eu usar máscara lavável no lugar da descartável? E se Eu levar uma vasilha retornável na hora de comprar queijo, refeições, recusando tanto isopor e plástico filme? E se Eu trocar o absorvente íntimo feminino e a fralda descartável por algo saudável e ecológico? E se Eu adotar um garrafinha ou copo diminuindo o consumo de garrafas e copos descartáveis? E se Eu propor ao mercado que embala grãos e afins que passe a vender a granel com sacos de papel ou reutilizáveis (vale para o pão também)? E se Eu solicitar para quem comercializa alimentos e bebidas que por gentileza me sirva em algo que não se torne lixo? E se Eu gosto de canudinho adquirir um reutilizável? E se Eu…? (Gentileza podem acrescentar sugestões nos comentários)

Mas e se Eu fazendo tantas tentativas de Recusar e evitar os descartáveis e recicláveis mesmo assim vejo que encho uma sacola de descartáveis mensais o que faço? Será que posso Reutilizar? Ou será que preciso encaminhar para quem Recicle ou Reutilize?

Respiro e Repenso!

O que não vale é Eu jogar no jirau como se nada fosse, como se não fosse comigo e nem dá minha conta…

É imprescindível a Responsabilidade do Eu em pró do Nós!

Aparentemente são mudanças corriqueiras e de pouca notoriedade, mas com certeza são as pequenas mudanças que fazem grandes diferenças. Sei igualmente que é um passo por vez nesta constante caminhada.

Há um vasto oceano de infinitas possibilidades para atuarmos amorosamente e respeitosamente para com o Planeta Terra.

Afinal neste Mundo a mudança só é possível a partir da de cada Um.

Eu mudo!

Você muda!

Nós mudaremos o mundo!

(E de todo coração desejo que mudemos para melhor)

Gratidão a oportunidade de estarmos juntos aqui no Vale do Capão!

Entre em contato conosco, Coletivo Capão, será uma alegria!

Escrito por Lú Lavigne, assistente social, participante do Coletivo Capão.

close
Coletivo Capão
Coletivo Capão
O Coletivo Capão, é um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos. O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

Simba

O cão éo melhor amigo do homem ! Simbao marujode aventuras incontáveis… Parceiro adestradoa plateia o reverenciaextasiada ! Por quem os sinos dobram !Pelo sol que nasce...

Autocuidado

Até recentemente trabalhei no postinho aqui do Vale do Capão. É uma unidade de saúde vinculada ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do...
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -