quarta-feira, 17 agosto, 2022

O Capão de antes

InícioVozes do ValeO Capão de antes

O Capão de antes

Esta semana conversava com amigos que nasceram ou viveram o Vale do Capão antes dele se haver tornado o lugar cosmopolita que é hoje. Delícia lembrar! Lembrar é reviver na alma. As águas corriam mais do que hoje, a lama impregnava o mundo muito mais tempo que o tempo da poeira agitava os pulmões. Jamais faltava a chuva das águas, tampouco a candombazeira ou o aguaceiro do período da quaresma. Os ventos uivavam como hoje e faziam das folhas barcos aéreos nos redemoinhos – mas isso não mudou – o povo acordava antes do sol e com ele ia dormir.

Uma coisa interessante é que os galos não cantavam fora de hora. Seu cacarejo era somente na hora de puxar o sol para o seu passeio diário. Hoje perdidos na luz das noites eletrificadas de repente divisam uma luzinha em um momento de sono mais leve e dão pra se esguelar sem que o sol corresponda.

Vai daí que o próprio correr da conversa nos trouxe para os tempos de agora.

Tempos fáceis, tempos luminosos, tempos internáuticos!

Fáceis pois não tem mais aquela labuta (às vezes insana) para conseguir arrancar da terra a batatinha, o aipim, café, cana, uva, marmelo, pêssego, banana etc. que iriam ser levados para Palmeiras às 3 da manhã, à luz das tochas de candombe, a pé no mais das vezes no comum do povo, chuva ou pó, rios roncando trilha variando texturas sob os pés descalços, sandálias grosseiras, sapatos surrados como as almas, mesmo aquelas jovens.

O retorno sob o sol, luz diurna em abundância, mais silêncio que conversa, mas conversa também, bem como risos…

Sim, era outro Capão, como o rio era outro, como eu era outro, como todos nós mudamos com a mudança dos tempos… os tempos de outrora… bom saber que foram bons à sua maneira, bom saber que passaram… como passarão os tempos de hoje – bons à sua maneira – e amanhã uma criança vai acordar feliz porque acontece um novo dia e ela poderá (sem o saber) alimentar com sua vida o eterno passar.

close
Áureo Augusto
Áureo Augusto
(Foto de Mariane Riani) AUREO AUGUSTO Caribé de Azevedo, soteropolitano, nascido em jan/1953, é médico, artista plástico e escritor. Escreve e dá cursos e palestras sobre medicina, história, filosofia, autoconhecimento, política, crônicas, contos e poemas. Reside e trabalha no Vale do Capão, Palmeiras-Ba, onde atua em clínica particular. Na Unidade de Saúde da Família local viveu a que considera sua mais bela experiência profissional, em um trabalho com atividades educativas, psicossomática, terapêuticas naturais, com foco na saúde e na felicidade. • Título de cidadão benemérito de Palmeiras concedido pela Câmara de Vereadores (Resolução n° 41 de 26/9/97). • Homenageado como Pioneiro nas Práticas Integrativas e Complementares no I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (UNIVASF, UFBa, UNEB, UFRN, UPE, UFPE, UFPB, UFCe, FA-SA), Juazeiro-Ba, 2 de junho de 2013. • Comendador da Ordem do Mérito Médico do Brasil, concedido pelo Ministério da Saúde (2017).
- anúncio patrocinado -

1 COMENTÁRIO

  1. Que lindo lembrar destes tempos lendo este texto! Quando cheguei aqui (em 91) já não era o tempo das caminhadas para Palmeiras, mas era um tempo mais próximo deste… de comemorar ao encontrar um pé de ingá lotado (como diziam) ou tomar uma tubaína no Flambayant e depois ir na boate… bons tempos, como os de hoje também… por que não?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Uma terrível doença

Recentemente aqui no Vale do Capão aconteceu um fato chocante: atearam fogo num ônibus escolar.  Diversos moradores me procuraram para conversar, ou, dito melhor,...

Veja Também

Simba

O cão éo melhor amigo do homem ! Simbao marujode aventuras incontáveis… Parceiro adestradoa plateia o reverenciaextasiada ! Por quem os sinos dobram !Pelo sol que nasce...

Autocuidado

Até recentemente trabalhei no postinho aqui do Vale do Capão. É uma unidade de saúde vinculada ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do...
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -