terça-feira, 27 fevereiro, 2024

Pensando aqui na vida

InícioVozes do ValePensando aqui na vida

Pensando aqui na vida

Dizem que a vida é uma escola e estou inclinado a acreditar nesta afirmação. Porém, observando com cuidado, percebo que há diferença marcante entre a escola da vida e as outras. Vejo as crianças se formando felizes recebendo o título de conclusão do curso fundamental. A alegria do diploma!

A promessa é que quanto mais diploma, mais ascendemos social e economicamente. No entanto, nem todos acreditam nisso, e em parte porque é patente o fato de que tem é gente diplomada e desempregada ou que recebe salários irrisórios.

Não quero dizer que um diploma não serve pra nada, até porque é uma sensação muito agradável e mesmo emocionante ter nas mãos um papel que atesta uma conquista alcançada com esforço. Em certa medida o diploma é por si só um prêmio (ainda que nem sempre seja algo lucrativo) como podemos ver nos rostinhos sorridentes e expectantes das crianças do fundamental se formando.

Há uns anos recebi um título de Comendador da Ordem do Mérito Médico Nacional, do Ministério da Saúde. Quando recebi a comunicação de Brasília e o convite para ir lá receber o as medalhas e o diploma (isso foi importante), não fazia ideia do que era ser um comendador. Meu filho, que tende a ser iconoclasta, pesquisou para me dizer e me veio com a resposta:

– Ah, pai! Isso não passa de um título honorífico – e completou com pragmatismo – não dá dinheiro nenhum.

E disso rimos bastante, mas para mim, isso poderia chamar a atenção da mídia e então aproveitar para defender o SUS, o que traria, como trouxe, validade ao título. Convém não deixar de lado o fato de que tive uma satisfação pessoal ao pensar que, não sei por quais vias, um médico que labora num povoado na zona rural de uma cidade pequena no centro da Bahia chamou a atenção, por seu trabalho às autoridades federais. A satisfação do diploma! A sensação de que algo fiz…

Ganhar diplomas tem seu brilho… mas… voltando a tratar da escola da vida, devemos lembrar que o pior mesmo dessa escola é que quando chegamos ao final não rola diploma algum!!!

Tenho certeza que deste último parágrafo podemos exarar vários pensamentos profundos, mas destes fico com um (não tão profundo, convenhamos):

Já que é assim, e não recebemos um belo papel assinado pelo diretor da escola da vida, pelo menos aproveitemos o que há nela, como o recreio, a camaradagem com os colegas e a beleza do cenário (aqui no Vale do Capão então…), pois dessa estranha escola só escapamos com a morte.

Áureo Augusto

Áureo Augusto
Áureo Augusto
(Foto de Mariane Riani) AUREO AUGUSTO Caribé de Azevedo, soteropolitano, nascido em jan/1953, é médico, artista plástico e escritor. Escreve e dá cursos e palestras sobre medicina, história, filosofia, autoconhecimento, política, crônicas, contos e poemas. Reside e trabalha no Vale do Capão, Palmeiras-Ba, onde atua em clínica particular. Na Unidade de Saúde da Família local viveu a que considera sua mais bela experiência profissional, em um trabalho com atividades educativas, psicossomática, terapêuticas naturais, com foco na saúde e na felicidade. • Título de cidadão benemérito de Palmeiras concedido pela Câmara de Vereadores (Resolução n° 41 de 26/9/97). • Homenageado como Pioneiro nas Práticas Integrativas e Complementares no I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (UNIVASF, UFBa, UNEB, UFRN, UPE, UFPE, UFPB, UFCe, FA-SA), Juazeiro-Ba, 2 de junho de 2013. • Comendador da Ordem do Mérito Médico do Brasil, concedido pelo Ministério da Saúde (2017).
- anúncio patrocinado -

1 COMENTÁRIO

  1. É bem verdade meu Caro! Tenho diploma, títulos (especialista e mestre em direito), mas percebo que títulos válidos são dois: os das lições da vida (sem diplomas) e do meu Baheea (bi campeão brasileiro)…rsrsrs
    Abraço.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Uma terrível doença

Recentemente aqui no Vale do Capão aconteceu um fato chocante: atearam fogo num ônibus escolar.  Diversos moradores me procuraram para conversar, ou, dito melhor,...

Veja Também

Reunião – Festival CAPÃO IN BLUES

A produção do Festival "CAPÃO IN BLUES" convoca a comunidade para apresentar o projeto que terá sua primeira edição este ano. Vai acontecer o Festival CAPÃO IN BLUES! No dia 05/02, próxima segunda-feira às 19h no salão do Posto de saúde, apareça.
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -