Os jiraus do Vale do Capão tem dado o que falar, tem incomodado, alguns sendo retirados, todos extravasantes e sendo repensados.
Desde que retornei ao Vale um ponto que me causa dor e espanto é o descaso de muitos para com este lugar. Já andei pelo Vale de pés descalços, respirando ar puro e perfumado por flores e frutos, para mim uma magia transcendental (penso que para muitos também, por isso viemos morar aqui). A água ferrosa e fria correndo pelos rios energizantes, revigorantes. Tenho lembranças de banhos em rios de caminhos limpos…
De quem é a responsabilidade – Eu me pergunto – por tanto descaso, por tanto descarte, por tanto descuido? …
Somos uma grande Família e cordialmente convoco a tod♡s que repensemos nossas ações, aqui em específico com relação ao Lixo no Jirau ou jogado por aí, por todos os cantos… Humildemente peço-lhes que não transformem o Vale do Capão em um Lixão.
Tenho certeza de que se cada um fizer a separação de resíduos recicláveis ou reutilizáveis e encaminhar corretamente, assim como separar os orgânicos e destinar para compostagem e/ou alimentação de animais, com certeza (repito) teremos o PROBLEMA LIXO DO e NO CAPÃO RESOLVIDO.
Sei também que o sistema público municipal tem deveres a cumprir diante a responsabilidade quanto a coleta para que esta seja constante e eficaz. Mas ressalto a importância de uma coleta seletiva e encaminhamento adequado tanto para reciclagem quanto para o que seja lixo.
A responsabilidade é também dos empresários diante os resíduos gerados por e nos seus estabelecimentos comerciais.
A Responsabilidade é de cada Um, é de todos Nós, habitantes neste Generoso Planeta Mãe Terra.
Dicas do Coletivo Capão para Redução, Reutilização e Reciclagem:
• Esponjas de lavar louça deverão ser limpas em solução água e cloro, depois secas e então serem entregues no dia do nosso Mutirão de Coleta, pois estamos juntando para enviar ao Terracycle;
• Garrafas de vidros limpas, secas e inteiras, poderão ser entregues ao Sr. Ovídio o qual constrói belamente com seu Projeto “Do Lixo ao Luxo”;
• Plásticos finos de biscoito, pão, café, arroz, e tantos outros ou podem ser engarrafados em garrafa pet fazendo um “eco tijolo” para Paulo Palana, ou para Ana fazer lindas almofadas no seu Projeto As Penas do seu Consumo;
• Óleo de fritura é só engarrafar e entrar em contato com Mara que produz o Sabão DaMão, maravilhoso;
• Lâmpadas, baterias e pilhas ou entre em contato com o fabricante informando a necessidade de devolução, ou guardar e aguardar para juntos buscarmos uma solução visando atender à comunidade;
• Os demais recicláveis podem ser entregues a nós, Coletivo Capão, no Mutirão para encaminharmos ao GAP;
• Tendo dúvidas, sugestões, ou algum projeto de Reutilização pode entrar em contato conosco, junt♡s somos mais fortes.
Seguindo essas simples dicas diariamente veremos quão grandiosa é nossa presença neste amado lugar.
Façamos ecoar estas ideias e ações entre noss♡s amig♡s, vizinh♡s, parentes. Assim logo em breve desfrutaremos de um Vale do Capão limpo.
Uma observação: Reciclável não é lixo, uma pessoa como você estará manuseando, por gentileza SEPARE, LIMPE E SEQUE.
Grata a compreensão e cooperação
Amorosamente
Escrito por Lú Lavigne, participante do Coletivo Capão