sábado, 20 julho, 2024

RESPONSABILIDADE somos uma grande família!

InícioVozes do ValeRESPONSABILIDADE somos uma grande família!

RESPONSABILIDADE somos uma grande família!

Os jiraus do Vale do Capão tem dado o que falar, tem incomodado, alguns sendo retirados, todos extravasantes e sendo repensados.

Desde que retornei ao Vale um ponto que me causa dor e espanto é o descaso de muitos para com este lugar. Já andei pelo Vale de pés descalços, respirando ar puro e perfumado por flores e frutos, para mim uma magia transcendental (penso que para muitos também, por isso viemos morar aqui). A água ferrosa e fria correndo pelos rios energizantes, revigorantes. Tenho lembranças de banhos em rios de caminhos limpos…

De quem é a responsabilidade – Eu me pergunto – por tanto descaso, por tanto descarte, por tanto descuido? …

Somos uma grande Família e cordialmente convoco a tod♡s que repensemos nossas ações, aqui em específico com relação ao Lixo no Jirau ou jogado por aí, por todos os cantos… Humildemente peço-lhes que não transformem o Vale do Capão em um Lixão.

Tenho certeza de que se cada um fizer a separação de resíduos recicláveis ou reutilizáveis e encaminhar corretamente, assim como separar os orgânicos e destinar para compostagem e/ou alimentação de animais, com certeza (repito) teremos o PROBLEMA LIXO DO e NO CAPÃO RESOLVIDO.

Sei também que o sistema público municipal tem deveres a cumprir diante a responsabilidade quanto a coleta para que esta seja constante e eficaz. Mas ressalto a importância de uma coleta seletiva e encaminhamento adequado tanto para reciclagem quanto para o que seja lixo.

A responsabilidade é também dos empresários diante os resíduos gerados por e nos seus estabelecimentos comerciais.

A Responsabilidade é de cada Um, é de todos Nós, habitantes neste Generoso Planeta Mãe Terra.

Dicas do Coletivo Capão para Redução, Reutilização e Reciclagem:

• Esponjas de lavar louça deverão ser limpas em solução água e cloro, depois secas e então serem entregues no dia do nosso Mutirão de Coleta, pois estamos juntando para enviar ao Terracycle;

• Garrafas de vidros limpas, secas e inteiras, poderão ser entregues ao Sr. Ovídio o qual constrói belamente com seu Projeto “Do Lixo ao Luxo”;

• Plásticos finos de biscoito, pão, café, arroz, e tantos outros ou podem ser engarrafados em garrafa pet fazendo um “eco tijolo” para Paulo Palana, ou para Ana fazer lindas almofadas no seu Projeto As Penas do seu Consumo;

• Óleo de fritura é só engarrafar e entrar em contato com Mara que produz o Sabão DaMão, maravilhoso;

• Lâmpadas, baterias e pilhas ou entre em contato com o fabricante informando a necessidade de devolução, ou guardar e aguardar para juntos buscarmos uma solução visando atender à comunidade;

• Os demais recicláveis podem ser entregues a nós, Coletivo Capão, no Mutirão para encaminharmos ao GAP;

• Tendo dúvidas, sugestões, ou algum projeto de Reutilização pode entrar em contato conosco, junt♡s somos mais fortes.

Seguindo essas simples dicas diariamente veremos quão grandiosa é nossa presença neste amado lugar.

Façamos ecoar estas ideias e ações entre noss♡s amig♡s, vizinh♡s, parentes. Assim logo em breve desfrutaremos de um Vale do Capão limpo.

Uma observação: Reciclável não é lixo, uma pessoa como você estará manuseando, por gentileza SEPARE, LIMPE E SEQUE.

Grata a compreensão e cooperação

Amorosamente

Escrito por Lú Lavigne, participante do Coletivo Capão

Coletivo Capão
Coletivo Capão
O Coletivo Capão, é um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos. O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

Festa Literária FLORA CAPÃO

A Comissão do Meio Ambiente do Vale do Capão - Horto Vale Flora, tem o prazer de convidar a Querida Comunidade do Vale do Capão, para uma celebração comunitária literária!

Acontece no Espaço Tatá Mirim

A profissional Hallah Duarte convida à todos para uma experiência em quatro aulas para vivenciar, experimentar um pouco de danças milenares e ancestrais..
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -