quinta-feira, 30 junho, 2022

Seu Anísio

Seu Anísio

Seu Anísio, representado por Áureo Augusto como o filósofo e matemático grego Tales de Mileto, que previu um eclipse solar em 585 A.C.

O velho Anísio, que saudade! Em alguns momentos ainda o vejo em minhas memórias indo pra roça, no Martin, com D. Argentina, sua esposa, um jegue e o cachorro Rompe Ferro, aonde passava a manhã amanhando a terra; aliás sobre Rompe Ferro, por muito bravo que fosse, jamais se adiantava na caminhada ao burrico, pois o mesmo o mordia toda vez que ousava isso.

Homem especial e íntegro como poucos, que com sua esposa soube criar muito bem os filhos que mostram a mesma integridade dos progenitores. Seu Anísio, posso dizer sem medo de errar, está entre aquelas pessoas mais inteligentes que conheci.

Dono de si, sabia o que queria, fino observador e ótimo para tirar conclusões daquilo que via. Uma mente lógica, diria até científica. Um dia me disse que o povo acreditava que os carrapatos chupavam o sangue dos animais e depois estouravam e disso é que provinha sua prole. Mas ele me disse que não era verdade, pois aprisionara um carrapato bem redondo, cheio até onde não podia mais e ficou observando dia após dia, até que o animal pôs ovos do qual eclodiram os filhotes. O carrapato não estourou.

Outro dia me disse: “Aureo, você sabia que as crianças quando estão dentro da barriga da mãe elas sabem tudo o que se passa aqui fora …”. Respondi que sabia sim, mas curioso perguntei de onde havia tirado isso, ao que comentou que uma determinada mãe aqui do Vale, tinha tomado uma queda em tal lugar (e apontou para o lugar) e agora, alguns meses depois do parto, a mesma mulher tinha passado ali e a criança assustada (sem motivo aparente) agarrou-se firmemente ao pescoço dela.

Era um observador excelente! Certa feita, conversando com ele sobre as injustiças do mundo para com o povo do campo, comentei que um dia isso iria mudar, ao que me contestou que já estava mudando, pois a própria terra estava mudando e acrescentou que antes era mais fácil lavrar com a enxada, pois o solo era mais macio.

Jamais vou conseguir dizer tudo o que aprendi com aquele sujeito tão nobre, tão especial. Foi ele quem me ensinou que o mastruz com sal era bom para entorses, dentre outras coisas da medicina garimpeira. Também alertou-me várias vezes dos segredos mágicos da vida na serra e no garimpo, da Mãe do Ouro, dos sonhos reveladores – um dia disse que sonhou com três irmãs bem bonitas, com idades e alturas diferentes. Estava no garimpo e ao despertar já sabia o que iria acontecer, vai daí que na lavra encontrou três diamantes, cada um com seu tamanho, tal como as irmãs. Foi um dos mestres que me mostraram que devemos ler os sinais e deles tirar as lições que nos aproximam do cerne das coisas.

Não sou um bom aluno, mas aprendi bastante com o Velho Anísio. Um dia conto mais coisas.

Beijo no coração de todos vocês.

close

Olá! 👋
Não perca nosso conteúdo!

Inscreva-se para receber quinzenalmente notícias e artigos do Portal Vale do Capão no seu email.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Áureo Augusto
Áureo Augusto
(Foto de Mariane Riani) AUREO AUGUSTO Caribé de Azevedo, soteropolitano, nascido em jan/1953, é médico, artista plástico e escritor. Escreve e dá cursos e palestras sobre medicina, história, filosofia, autoconhecimento, política, crônicas, contos e poemas. Reside e trabalha no Vale do Capão, Palmeiras-Ba, onde atua em clínica particular. Na Unidade de Saúde da Família local viveu a que considera sua mais bela experiência profissional, em um trabalho com atividades educativas, psicossomática, terapêuticas naturais, com foco na saúde e na felicidade. • Título de cidadão benemérito de Palmeiras concedido pela Câmara de Vereadores (Resolução n° 41 de 26/9/97). • Homenageado como Pioneiro nas Práticas Integrativas e Complementares no I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (UNIVASF, UFBa, UNEB, UFRN, UPE, UFPE, UFPB, UFCe, FA-SA), Juazeiro-Ba, 2 de junho de 2013. • Comendador da Ordem do Mérito Médico do Brasil, concedido pelo Ministério da Saúde (2017).
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -