Pianista, performer, ator e criador, ao longo dos anos desenvolveu e realizou projetos musicais entre Europa e Brasil, conciliando a atividade de músico e compositor com a de performer, ator.
Graduado na Universidade de Música de Bologna, com tese em educação musical. Formou-se também na Escola Popular de Música “i.illich” de Bologna, onde praticou aulas coletivas, música popular do sul da Itália, música popular do Leste Europeu, composição, improvisação, voz, percussões e piano forte. Aprimorou o estudo do instrumento piano forte através da convivência com mestres como F. Puglisi, e ao longo de oficinas intensivas.
Trabalhou na formação de coletivos de improvisadores sob a maestria de B. Morris e T. Honsinger, B. Phillips. Com o projeto “a lenda do pianista no furgão” viajou ao longo de 5 anos na Itália e na Europa, apresentando espetáculos, performances, concertos em diversos contextos. Trocou experiências com músicos e artistas de culturas diversas.
Stefano Cortese mora no Vale do Capão há quase 10 anos, onde atua como como músico, compositor, professor, ator e performer. Foi um dos fundadores da primeira Escola de Música e o Bloco de Carnaval União na localidade. Nestes anos, além de compartilhar experiências musicais com músicos locais, acolheu músicos de várias partes do mundo, trocando com eles experiências de composição coletiva, arranjo, improvisação, gravação, focando o trabalho na valorização de músicas autorais. Tendo ainda fundado o Grupo Instrumental do Capão (GIC) – grupo com amplo reconhecimento nacional –, onde atua também como diretor musical, até os dias atuais.
Além de aulas e oficinas, o artista realiza um trabalho consistente de pesquisador criando laços entre música, dança, teatro, cinema, audiovisual e cura. Sem esquecer que reside em uma comunidade, o maravilhoso Vale do Capão – na Chapada Diamantina (BA) –, onde desenvolve educação musical, promove autogerenciamento, cooperação social e curadoria de eventos.
Mais recentemente, seu trabalho vem sendo apresentado em grandes festivais (como Festival de Jazz do Capão, Festival Instrumental da Bahia e Quinta Instrumental, organizado pela Funcaju) e também em importantes salas de teatro em Campinas, São Paulo, Salvador e Chapada Diamantina.
Informações de Contato