sábado, 2 março, 2024

Reconciliação

InícioVozes do ValeReconciliação

Reconciliação

Chegou o momento da reconciliação!

Nós seres humanos estamos diante de momentos dramáticos que nos levam (ou pelo menos a mim) a pensar seriamente na reconciliação.

Com a natureza, com a nossa natureza interna, com as demais pessoas, com a paisagem, a floresta, a vida enfim…

Temos vivido em guerra e isso é cansativo! É-nos fácil apontar erros em todos os lugares, menos em nós mesmos. E aquelas pessoas mais bondosas, dedicadas aos que carecem de ajuda, são com demasiada frequência capazes de julgar e condenar aos que não são tocados pela clemência, pela solidariedade. Não me refiro aqui apenas aos que são obviamente bandidos. Muitos são julgados e condenados pela opinião dos “bons” simplesmente porque sendo pessoas de boa índole não são combativas, ou ativas, ou militantes nas ações que se destinem ao bem comum.

Não estou mais tão interessado em que todos sejam militantes… Hoje quero que todos sejam de boa índole, que não queiram o mal, e se aceitem em paz, queiram o prazer de viver sem dívidas morais (aliás, materiais também), que cuidem de suas crianças e não maltratem quem não merece ser maltratado (todos os seres existenciais), e que busquem a benevolência.

E que não digam por aí que advogo contra a ativa ação social, ambiental etc. Admiro profundamente as pessoas que se dedicam a causas por um mundo melhor, admiro tanto que quando assisto um filme sobre um alguém que se dedicou com afinco a algo que acredita beneficiará a todos, choro de pura emoção.

Pois é… Precisamos olhar os demais com benevolência, Aprendamos. Quero muito aprender e peço ajuda. Sei que nós estamos indelevelmente ligados uns aos outros, sei em meu coração que quando um alcança um estado melhor no grau de alegria límpida, todos são beneficiados, toda a vida é beneficiada. Carecemos de um Mundo com benevolência, e, de fazer da nossa vida um momento de reconciliação.

Um beijo no coração de vocês.

Áureo Augusto
Áureo Augusto
(Foto de Mariane Riani) AUREO AUGUSTO Caribé de Azevedo, soteropolitano, nascido em jan/1953, é médico, artista plástico e escritor. Escreve e dá cursos e palestras sobre medicina, história, filosofia, autoconhecimento, política, crônicas, contos e poemas. Reside e trabalha no Vale do Capão, Palmeiras-Ba, onde atua em clínica particular. Na Unidade de Saúde da Família local viveu a que considera sua mais bela experiência profissional, em um trabalho com atividades educativas, psicossomática, terapêuticas naturais, com foco na saúde e na felicidade. • Título de cidadão benemérito de Palmeiras concedido pela Câmara de Vereadores (Resolução n° 41 de 26/9/97). • Homenageado como Pioneiro nas Práticas Integrativas e Complementares no I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (UNIVASF, UFBa, UNEB, UFRN, UPE, UFPE, UFPB, UFCe, FA-SA), Juazeiro-Ba, 2 de junho de 2013. • Comendador da Ordem do Mérito Médico do Brasil, concedido pelo Ministério da Saúde (2017).
- anúncio patrocinado -

2 COMENTÁRIOS

  1. Conheci Dr. Áureo nos primórdios da sua militância médica alternativa no Capão, hoje, 40 anos depois entendo que o momento de transição que o planeta vive, foi precedido por seres enviados para preparar nosotros para esse momento. Obrigado Dr. Áureo por sua ação dedicada na Chapada que, creio sairá como referência do novo planeta terra que surge. Que Deus o abençoe sempre.

  2. Ainda estes dias conversava com o meu filho sobre o “novo normal”, a “cura do mundo” ou como as coisas seriam ou deveriam ser após, se é que terá, em breve, um após esta pandemia… A conversa começou quando ele perguntou: “você sabe né mãe, que depois que todo mundo tomar a vacina, as coisas vão voltar né…? e eu na minha incerteza, que sinto ser a de todos disse: “será..?!”. A humanidade precisa sim se reconciliar, com ela mesma, com o próximo e com o lugar que chamamos de casa Que nossas últimas experiências sejam uma reflexão que inicie a reconciliação…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Uma terrível doença

Recentemente aqui no Vale do Capão aconteceu um fato chocante: atearam fogo num ônibus escolar.  Diversos moradores me procuraram para conversar, ou, dito melhor,...

Veja Também

- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -